A indústria alimentícia, mais precisamente a que trabalha com produtos de origem láctea, como a manteiga, o iogurte, o queijo e até mesmo a preparação do leite para a comercialização, precisa que o leite ordenhado passe por uma série de procedimentos para garantir a segurança sanitária, prolongar sua vida útil e separar os componentes para as mais diversas aplicações. Um desses procedimentos é justamente o desnate do leite.
Com esse processo, produz-se o famoso creme de leite, matéria-prima da manteiga e outros derivados, além de ser possível produzir leite com diferentes teores de gordura, visando a comercialização.
Ainda que a grande maioria dos laticínios é fabricada à partir do leite bovino, que também é o que possui a maior produção, os procedimentos de desnatação também são aplicados em qualquer tipo de leite, como o de cabra, búfala etc.
O creme também pode ser obtido de maneira natural. Todavia, com o emprego de uma desnatadeira, manual ou elétrica, o processo ganha em velocidade, escala e controle de qualidade.
Como funciona a processo de desnate natural?
Para desnatar o leite naturalmente, o processo começa deixando-o em repouso de um dia para o outro ou por aproximadamente 12 horas. Durante esse tempo, os glóbulos de gordura, menos densos, sobem para a superfície do líquido, separando-se. Com cuidado, essa gordura é retirada com uma escumadeira. Além de mais lenta, essa técnica costuma deixar mais de 1% de gordura no leite, um teor considerado alto.
E o processo de desnate artificial?
Já a desnatação artificial é feita com o uso da desnatadeira. Essa máquina gira em alta velocidade, separando os componentes do leite por meio da força centrífuga.
Nesse processo, a gordura, que tem um menor peso, fica próxima ao eixo da desnatadeira, saindo por um pequeno cano. Enquanto isso, os outros componentes do leite, com peso maior, são lançados em direção às paredes da máquina, onde há uma outra saída.
Diferente do processo de desnate natural, o leite desnatado dessa forma conclui o processo com um teor de gordura entre 0,05% e 0,10%. A quantidade, no entanto, pode ser regulada na proporção de 20% a 50%. Para isso, basta regular a desnatadeira.
Por que utilizar o processo de desnate artificial?
Um fator que conta muito para a satisfação do consumidor é a padronização de qualquer produto. Você certamente já passou por uma situação em que a fórmula de algum alimento ou mesmo de um shampoo ou sabonete que você utilizava foi alterada e a qualidade nunca mais foi a mesma.
Pode ser até que você tenha continuado a consumir esse produto, mas imagine se, a cada mês, a fórmula mudasse pro que era antes e depois sofresse uma nova alteração. Isso te deixaria um pouco perdido e muito mais frustrado, certo? O consumidor do leite que você produz certamente também teria os mesmos sentimentos.
Por isso é tão importante padronizar o seu produto: assim, você garante ao seu público um produto com as mesmas características todas as vezes que eles levarem uma embalagem da prateleira do supermercado para a própria casa.
Sinto que preciso de ajuda. O que fazer?
Se você quer ter a certeza de que as suas desnatadeiras estão funcionando com 100% da performance, entregando exatamente aquilo que você precisa para garantir a padronização dos seus produtos e sendo conferida regularmente pela sua própria equipe, terinada para isso, fale hoje mesmo com a Masterlac.
Além de realizarmos as manutenções, também treinamos o seu time para manter sempre a mesma performance da máquina. E isso é feito por meio dos treinamentos de CIP e operação do sistema, nos quais orientamos o operacional sobre a importância da limpeza e operação correta do sistema.
O que você ganha com isso:
Mais performance dos equipamentos
Avaliação da performance dos profissionais técnicos alocados
Mais agilidade na resolução de problemas das mais diversas complexidades
Economia de tempo e dinheiro
Conhecimento sobre as quantidades exatas de químicos para a CIP (Cleaning in Place)
Praticidade e visão do todo em um serviço consultivo
Quer saber mais sobre a Masterlac e as nossas soluções? Entre em contato conosco.

