Quando você compra um carro, muitas concessionárias já oferecem no ato da compra um pacote de revisões programadas para assegurar que você mantenha o seu carro bem cuidado até o momento de pensar em uma troca. Isso nada mais é do que um plano de manutenção preventiva.
Assim como você não sabe como e quando o seu carro poderá apresentar uma falha, a melhor opção disponível é ir cuidando dele ao longo do tempo para evitar ser pego de surpresa. Podemos dizer que, na gestão de laticínios, este também é um dos motivos para se investir em manutenção preventiva, mas existem ainda alguns outros, tão importantes quanto.
Realizar as manutenções sem esperar que um problema ocorra também traz a você mais produtividade. Ficar com uma máquina e com pessoal parados, esperando um conserto, traz um prejuízo que você poderia facilmente evitar se optasse pelas manutenções preventivas.
E, se você perde em produtividade, perderá também em lucratividade, pois, se fica com a máquina parada, deixa de produzir, e sem produção, você já sabe: não é nem possível ter retorno. Sem contar que, no caso de uma manutenção corretiva, o custo acaba ficando muito mais alto do que com uma manutenção preventiva.
Dessa forma, aumentando a produtividade e aumentando a lucratividade, é possível, de fato, pensar em crescimento para o negócio, tornando-o mais viável, rentável e otimizado.
É importante ressaltar que, além da manutenção preventiva, a manutenção preditiva também é uma aliada valiosíssima, já que pela inspeção sistemática e observação frequente do funcionamento das máquinas é possível ter um acompanhamento constante da performance, permitindo saber exatamente o momento de realizar uma manutenção preventiva.
MELHORIAS NA QUALIDADE
Com tudo isso, não pense que nos esquecemos de um dos pontos mais importantes: com a manutenção preventiva, você conquista, além de mais produtividade e lucratividade, a certeza da qualidade dos seus produtos.
Máquinas funcionando bem e entregando 100% da sua performance, além de evitar muitas dores de cabeça, também garantem uma padronização dos produtos.
Assim como você deseja que seu carro seja sempre confortável de dirigir e que responda a seus comandos sempre da mesma forma, você e sua equipe terão muito mais segurança ao operar uma máquina que sempre funciona da mesma forma.
Em igual medida, quem consome o seu produto sempre vai gostar que ele venha com a mesma qualidade, ou ainda que ganhe em qualidade e padrão – o que só acontecerá se você investir em manutenções preventivas.
“MAS EU ACHO TUDO ISSO MUITO CARO…”
Coloque na ponta do lápis: o quanto custa uma manutenção preventiva? Agora, quanto custam os dias que sua equipe ficará parada ou rendendo menos do que poderia, somando nessa equação os custos de máquinas paradas, matéria-prima perdida, produtos que não chegam às prateleiras, atrasos e todo o custo operacional gasto à toa?
Pois é, a manutenção acaba ficando baratinha depois disso.
Então, se você deseja uma solução eficaz e única no mercado, que além de realizar a manutenção completa no seu maquinário ainda treina sua equipe para evitar paradas no dia a dia, conte com a Masterlac. Nossa experiência no setor já levou ganhos em produção para muitas empresas. Entre em contato agora e saiba como podemos contribuir com os seus resultados.

