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Com mudanças globais acontecendo numa velocidade cada vez mais acelerada, é muito difícil um mercado que não esteja buscando inovação ou formas diferentes de agradar seus públicos. Dessa forma, o mercado de laticínios também está atento aos desejos dos consumidores e os fabricantes devem se alinhar a eles se quiserem manter-se relevantes em relação à concorrência.

Outro ponto importante e que tem levantado bastante discussão é o aumento no preço do leite que, ao mesmo tempo em que aumenta a margem dos produtores, também pode abafar a demanda.

Com todos esses acontecimentos, alinhados a uma mudança de mentalidade de grande parte dos consumidores, separamos aqui algumas das principais tendências de mercado para este ano, a fim de que você possa ter um panorama geral e definir seus planos de ação com mais certeza e assertividade. Confira:

1. Aproximação com o público final

Durante a pandemia, o consumidor se viu obrigado a ficar em casa, o que aumentou o consumo de alimentos preparados com ingredientes que ele tinha em casa, ou ainda do consumo de produtos prontos de marcas nas quais ele confia. Esse costume ainda perdura em muitas casas, mesmo depois do aumento de pedidos por delivery.

Sendo assim, utilizar-se desse argumento para criar uma relação mais próxima com os clientes, começando por canais digitais, com receitas e histórias sobre produtos e marca, são uma ótima maneira de se aproximar de quem compra de você.

2. Produtos mais práticos

Por outro lado, a volta de muitos trabalhos ao regime presencial acabou por reduzir o tempo livre que muitas pessoas utilizavam para o preparo de alimentos. Isso gerou uma demanda por alimentos prontos com uma qualidade próxima ao resultado obtido em casa e com a praticidade da finalização em poucos passos ou mesmo de um item pronto para consumo.

3. Produtos funcionais e mais saudáveis

A imunidade e o cuidado com o corpo passaram a ser duas das principais preocupações de muitas pessoas durante a pandemia. Isso fez com que a busca por produtos mais saudáveis, que já estava em uma crescente nos últimos anos, subisse ainda mais.

E ainda há muito espaço para explorar nesta área. O aumento de preços tirou algumas marcas do mercado, criando um espaço com menos concorrência, enquanto toda a situação gerada na pandemia favoreceu mais oportunidades.

Aproveitar esse momento pode trazer bons resultados para sua empresa, ainda mais quando temos dados como os da Mordor Intelligence, que apontam o aumento da demanda de produtos sem lactose como uma importante tendência.

4. Cenário repleto de oportunidade

O leite é uma parte importante da alimentação de pessoas ao redor de todo o mundo. Seja no food service quanto ou produtos embalados, como produto final ou como insumo para outros produtos.

Sendo assim, em um cenário com aumento de demandas, o surgimento de novas oportunidades é praticamente uma consequência. Isso significa desde grande margem para a entrada de novas empresas até o aumento do portfólio das já existentes.

A mudança no comportamento do consumidor, a concorrência e a ação comercial estão impactando  e continuarão impactando o crescimento das empresas de laticínios. O importante é saber como fazer para que esse crescimento possa ser aproveitado pela sua empresa da melhor maneira possível.

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